Poesiacoisanenhuma informa:
Abertas as inscrições para o
Curso de verão
Transgressões poéticas
Com Ronald Augusto
De 06 a 22 de janeiro de 2009, terças e quintas
das 19h às 21h
na Palavraria – Livraria-Café
Informações & Inscrições:
Com Ronald Augusto,
pelos telefones 3336 2969 e 9948 0569
ronaldaugustoc@yahoo.com.br
www.poesia-pau.blogspot.com
Abertas as inscrições para o
Curso de verão
Transgressões poéticas
Com Ronald Augusto
De 06 a 22 de janeiro de 2009, terças e quintas
das 19h às 21h
na Palavraria – Livraria-Café
Informações & Inscrições:
Com Ronald Augusto,
pelos telefones 3336 2969 e 9948 0569
ronaldaugustoc@yahoo.com.br
www.poesia-pau.blogspot.com
Nos seis encontros em que o curso se estrutura, será demonstrado todo um pervagar transgressivo no interior da tradição literária. Três tópicos compõem o curso, a saber: a) a transgressão discursiva; b) a transgressão da visualidade; e c) a transgressão da intransitividade. Um tópico a cada dois encontros.
Os sucessos e os fracassos da alta modernidade e da contemporaneidade ajudaram a levar ao limite invenções discursivas como as de Joyce, Guimarães Rosa e Paulo Leminski. Esses autores experimentam um barroquismo onde a hibridez se torna uma categoria importante no literário e, inclusive, na concepção moderna de cultura.
A partir de Mallarmé a poesia, de uma arte eminentemente temporal, passa a trabalhar o espaço e a visualidade como elementos constitutivos do seu fazer estético.
O sentido do poema, do texto literário é uma conquista do leitor-colaborador. A idéia de “obra aberta” supõe um fruidor mais participativo. Não existe o texto hermético em si mesmo: a leitura é o desejo de linguagem convertido em vontade de interpretação.
Alguns tópicos a serem debatidos no curso
1) Amostragem da (inclusive remota) poesia visual.
2) Brás Cubas de Machado de Assis (romance intersemiótico).
3) Un Coup de Dés (1897), poema onde Mallarmé introduz o elemento espacial numa arte a princípio temporal.
4) Poesia Barroca do passado e de agora-agora.
5) A beleza do difícil em poesia.
7) Poesia não-verbal.
8) A prosa galática.
Valor: Cr$ 250,00 à vista. Ou em duas vezes de Cr$ 150,00.
Sobre o poeta-professor
Ronald Augusto nasceu em Rio Grande (RS) a 04 de agosto de 1961. Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No assoalho duro (2007). É co-editor, ao lado de Ronaldo Machado, da Editora Éblis www.editoraeblis.blogspot.com. Traduções de seus poemas apareceram em Callaloo African Brazilian Literature: a special issue, vol. 18, n0 4, Baltimore: The Johns Hopkins University Press (1995; 2007), Dichtungsring - Zeitschrift für Literatur, Bonn (de 1992 a 2008, colaborações em diversos números, poesia verbal e não-verbal) www.dichtungsring-ev.de. Artigos e/ou ensaios sobre poesia publicados em revistas do Brasil e sites de literatura: Babel (SC/SP), Porto & Vírgula (RS), Morcego Cego (SC), Suplemento Cultural do Jornal A Tarde (BA), Caderno Cultura do Diário Catarinense (SC), Suplemento Cultura do jornal Zero Hora (RS); Revista Dimensão nº 28/29, tradução de poema de e. e. cummings (MG); Revista ATO (MG); Revista RODA - Arte e Cultura do Atlântico Negro (MG); www.sibila.com.br; www.overmundo.com.br; www.revista.criterio.nom.br; www.germinaliteratura.com.br; www.slope.org; entre outros. Despacha nos blogs: www.poesiacoisanenhuma.blogspot.com e www.poesia-pau.blogspot.com. Ministra oficinas e cursos de poesia e é integrante do grupo os poETs: www.ospoets.com.br
Palavraria – Livraria-Café
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim90420-111 – Porto Alegre – RS
Telefone 51 3268 4260
Comments
abraços.
Chamo-me Emerson Menezes, sou carioca e entrei no teu blog, como quem curioso, cavuca a terra buscando bugingangas perdidas...
Li algumas boas coisas, guardei outras para voltar e ler depois. Gostei muito do pouco que vi até agora.
Como sei que viver é trocar, quero me apresentar melhor a você através do meu blog, para quem abe, trocarmos figurinhas... Então aí vai:
http://www.naocaiboentreaspas.blogspot.com
Você bem sabe como funciona - é só entrar, cavucar, opinar e se gostar recomendar aos amigos, caso contrário aos inimigos.
Abraço grande!
P.S.: Voltarei aqui...
Emerson Menezes.