para aumentar o repertório e o desempenho

De 05/11 a 17/12/2009
Oficina de criação poética
com Ronald Augusto

Inicia no dia 05 de novembro a oficina de criação poética com o escritor Ronald Augusto. Os encontros acontecerão semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Serão abordados conceitos e apresentadas propostas para aumentar o repertório e o desempenho da escrita criativa. Além de reforçar o valor da literatura como forma de ampliar a subjetividade e divulgar a riqueza da produção literária brasileira, a atividade pretende auxiliar os participantes a identificar no interior do poema (ou do texto) os elementos da função poética da linguagem. Ou seja, a ler, na obra literária, o que está de fato escrito desde um ponto de vista de forma-e-fundo, e não aquilo que se gostaria de ler.

Ronald Augusto também trabalhará elementos como sonoridade, rima, ritmo, imagem e figuras de linguagem. Mostrará como perceber que forma e conteúdo são inseparáveis, bem como a tomar consciência de que a literatura - e a poesia mais ainda - não é uma janela para o real, mas propõe um sentido provável para ele.

Oficina de criação poética | 16 horas
Com o poeta Ronald Augusto
Quando: De 5 de novembro a 17 de dezembro de 2009, às quintas-feiras, das 19h às 21h.
Investimento: R$ 220,00 à vista ou R$ 250,00 em duas vezes.
Professores sócios do Sinpro/RS têm 20% de desconto.

Inscrição: clicando aqui ou na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre).

Ronald Augusto

É um escritor que atua em inúmeras áreas: é poeta, músico (integra a banda os poETs), letrista (parceiro de Marcelo Delacroix), ensaísta e possui ainda um trabalho significativo no âmbito da literatura. Como poeta alcançou expressividade no cenário nacional e até mesmo mundial, de tal forma que suas produções foram publicadas em revistas literárias, bem como em antologias, como: A razão da Chama, organizada por Oswaldo de Camargo (1986), a revista americana Callaloo: African Brasilian Literature: a special issue EUA (1995), a revista alemã Dichtungsring Zeitschrift für Literatur, e outras. Entre essas publicações, um estudo referente à obra de Cruz e Sousa mereceu destaque e por este trabalho o escritor recebeu a Medalha de Mérito conferida pela Comissão Estadual para Celebração do Centenário de Morte de Cruz e Sousa. Além dessa premiação, ele recebeu ainda o Troféu Vasco Prado, conferido pela 9ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, em agosto de 2001; e o Prêmio Apesul Revelação Literária, em 1979.

Atualmente, Ronald Augusto realiza palestras, oficinas e cursos sobre música e poesia contemporânea e visual. Em 2007, ao lado do poeta Ronaldo Machado, criou a Editora Éblis, voltada para a poesia. É editor associado do site www.sibila.com.br.

Entre suas principais publicações estão Homem ao rubro (1983), Puya, com a primeira edição em 1987; e ainda um dos seus mais recentes trabalhos, que recebeu o nome de Confissões Aplicadas (2004). Recentemente publicou pela editora Éblis o livro de poemas No assoalho Duro (2007).


ronald augusto http://poesia-pau.blogspot.com

Comments

Cândido Rolim said…
Beleza de curso, Ronald! vou enviar uns livros de poemas para de repente presenteares á turma.
abç
Cândido Rolim

Popular Posts