segundo mafuá




PALAVRARIA – LIVRARIA-CAFÉ
CONVIDA PARA

MAFUÁ DE MALUNGO:
Bate-papo entre Oliveira Silveira e Ronald Augusto


14 de maio de 2008, quarta-feira, das 19h às 21h
Na Palavraria – Livraria-Café


Neste segundo Mafuá de Malungo vamos fruir a gestalt severa e exata da poesia de Oliveira Silveira, sua brevidade grave e algo epigramática - considerada se quisermos a partir da perspectiva que reconhece a vertente negra na literatura brasileira. Sua obra é emblema de ceticismo tanto em relação à ética do homem branco, quanto ao viés estético referendado pelo meio literário, representação especular, mas com suas particularidades, dos conflitos étnicos e sociais presentes sob o arco ideológico.

Oliveira Silveira (1941), graduado em Letras - Português e Francês com as respectivas Literaturas - pela UFRGS, é poeta, ensaísta, músico e ativista do Movimento Negro. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro, lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares, a contar de 1971. Em poesia publicou: Banzo, Saudade Negra (menção honrosa da União Brasileira dos Escritores), 1969; Pêlo Escuro, 1977; Roteiro dos Tantãs, 1981; e Anotações à Margem, 1994, entre outros. Seus poemas já foram vertidos para o inglês e o alemão. Entre 2004-2006, foi conselheiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

O projeto Mafuá de Malungo, concebido por Ronald Augusto, prevê um encontro por mês até o final desse ano, ocasião em que o poeta convidado conversará com Ronald a respeito de suas obras. Eduardo Degrazia, Ricardo Silvestrin, Marcelo Delacroix, Alexandre Brito, entre outros, são alguns dos malungos confirmados para conversar com Ronald Augusto nos próximos encontros.

Palavraria - Livraria-Café Rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim 90420-111 - Porto Alegre Telefone 051 32684260 palavraria@palavraria.com.br

Comments

Popular Posts